O PNLD 2015 e os Objetos Educacionais Digitais

Categorias:  analise
Tags: , , ,
por:  Guilherme Marin



pnld2015_DisLike

PNLD 2015.  Em janeiro foi dada a largada para inscrição de obras didáticas do Programa Nacional do Livro Didático, com foco em alunos e professores do ensino médio.  Juntamente ao material impresso deverá ser entregue material digital, com o próprio conteúdo do livro didático acrescentado de objetos educacionais digitais.

Objetos educacionais digitais são conteúdos audiovisuais produzidos com o objetivo de proporcionar ao aluno experiências que vão além da utilização da leitura e da escrita e que lançam mão de novas possibilidade lúdicas de abordar os conteúdos do PNLD 2015 através de videos, animações jogos e simuladores.

O poder de compra do governo faz com que as principais empresas produtoras de conteúdo mobilizem seus recursos humanos e financeiros, já que o edital tem previsão de aquisição de aproximadamente 80 milhões de exemplares.  No entanto, a criatividade de educadores e redatores é limitada pela exigência do governo em atender a industria nacional de montagem de tablets.

Dispositivos montados pelas empresas Positivo e CCE são considerados nos testes obrigatórios o que limita as possibilidades de criação visto a baixa capacidade de processamento dos aparelhos.

Pense bem.  Se estes aparelhos já são obsoletos hoje o que diremos a respeito de 2015.

Para quem viu o programa UCA – Um Computador por Aluno – fica a incógnita: Será sempre o pior para os nossos alunos?



Leave a Comment